quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Experiência profissional X qualificação pessoal

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, fica mais complicado destacar-se em meio a tantos candidatos. Mesmo que sejam capacitados, os profissionais continuam fora do mercado de trabalho.

Muitas empresas, na maioria de pequeno e médio porte, acreditam que por colocar um produto novo no mercado atrairá a atenção e fidelizará o cliente com facilidade, enganam-se, porém, dependerá da estratégia de marketing usada, até atraí-lo, mas para torná-lo fiel muita informação e qualidade do produto, que se fortalece com a comprovação da veracidade dos fatos expostos sobre o produto pela empresa, terá que vir a tona através dos meios viáveis de informação para seu publico alvo.
É dessa forma também que os profissionais emergentes são vistos como um novo produto no mercado competitivo, exigente, preconceituoso, desumano, ou seja, globalizado. As empresas precisam saber claramente e até comprovadamente quais são as qualificações desse candidato para assim poder compará-lo com os demais e o eleger para determinada função baseada nas informações doadas pelo próprio. E esse processo pode até ser chamado de introdução ao trabalho, porém para manter-se na função todas as informações terão que ser comprovada na prática.

A maior dificuldade que os novos profissionais encontram para se engajar no mercado de trabalho é um histórico de experiência comprovada em seu curriculo, por não possuirem essa bagagem profissional acabam estagnendo-se no mundo dos concursos. Com isso cresce o desemprego, aumenta-se a competitividade em cursos, concursos e etc. É difícil entender como pessoas com admirável capacitação, qualificações e conhecimentos ficam tanto tempo em busca de emprego.

A solução pode estar no marketing pessoal, um diferencial esperado pelas empresas. O marketing pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes, bem como para dar visibilidade às características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de quem contrata ou auxilia na contratação.
O reconhecimento é fundamental para diferenciar e situar um individuo no contexto social em que vive, e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal. O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Por isso é preciso utilizar todo marketing pessoal possível, redes de contato: Orkut, Twiter, Facebook, Blogs, empresas de recrutamento e seleção online, possuir um bom networking e acima de tudo ser determinado e persistente.

No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo, um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência. O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia. (Eliane Doin. Diretora da Fictus Consultoria e Treinamento)

Fonte: http://www.administradores.com.br