segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Como fazer um tutorial


O grande problema de uma documentação criada por uma comunidade é que nem sempre essa documentação é detalhada ou explicada o suficiente para que usuários de vários níveis possam entender. Não fiz muitos tutoriais na vida, mas já li milhares deles para conseguir realizar tarefas, e já vi coisas absurdas, que simplesmente mandam-nos seguir uma série de instruções sem dizer para que elas servem, o que vão fazer em nossas máquinas. Se a pessoa foi parar neste tutorial, é porque ela já procurou na web, e espera encontrar a informação lá.

Na maioria das vezes, o autor do tutorial o fez de boa intenção, querendo contribuir com a comunidade da qual participa e é fiel entusiasta, mas não soube transmitir a mensagem de forma clara. Esse autor bem que poderia dar uma lidinha neste tutorial que segue abaixo. Nada definitivo, talvez incompleto, mas uma dica para quem quer dar dicas para os outros.
1. O título deve ser claro
O usuário precisa ver o título de seu artigo e pensar: "É disso que eu preciso!" Seu título não precisa dar explicações detalhadas, deixe isso para mais tarde. Apenas escreva, por exemplo, "Configurar [nome do dispositivo] no [nome do sistema operacional]", ou então "Como fazer [tarefa a ser realizada]". Simples e objetivo.
 
2. Escreva um texto introdutório
Nem sempre o título é suficiente, ou pode o ser apenas para usuários mais experimentados. De três a cinco linhas, ou mais, depende do assunto, com algumas palavrinhas explicativas a respeito, para que o usuário saiba se é disso mesmo que ele precisa. Às vezes acontece de terminar o procedimento e descobrir que não era bem aquilo, ou mesmo outros problemas surgirem por falta dessa uma informação.
 
 
3. Divida a ação em tópicos
Por mais que um filme pareça uma coisa só, o roteiro é dividido em cenas. Assim também deve ser um tutorial. Dependendo do grau de complexidade, acrescente subtópicos, e evite colocar muitas ações no mesmo tópico. Você pode achar que vai "mastigar" demais a informação para o usuário, mas o importante é que ele entenda e realize o proposto de maneira satisfatória, e quanto mais claro, melhor. Dividir em tópicos também garante que o usuário não se perca frente àquela série de instruções que ele deve seguir.
 
 
4. Ilustre
A maioria das pessoas não lê, e concentram seus esforços apenas em "ver as figuras". Isso não é à toa; seres humanos são visuais, e aprendem melhor com imagens. Às vezes elas são desnecessárias, como quando se vai fazer alguma coisa pelo modo texto - mesmo assim, dê um jeito de destacar essa informação de alguma maneira. Se for um tutorial sobre criar determinado efeito do Photoshop, por exemplo, é bom usar um screenshot em cada tópico. Outra saída seria fazer uso de programas de screencast, que captam imagens da tela do computador e transformam em vídeo, geralmente pronto para ser divulgado na web. Mas use esse recurso com moderação: não é todo mundo que gosta, ou tem banda suficiente para isso. Para fazer screencasts no Windows e no Linux, há o Wink, e para Mac OS X existe o iShowU.
 
 
5. Ajude pedindo ajuda
Quando terminar a parte do passo-a-passo, o tutorial em si, feche seu texto com pedidos para que os usuários mandem dúvidas caso hajam problemas e sugestões para futuros artigos. Assim, se houver uma nova forma de abordar o problema que você se propôs a ajudar a resolver, você pode complementar o tutorial e enriquecer a documentação existente.

Seja para arrumar alguma configuração de sistema, instalar e realizar tarefas específicas em softwares, tutoriais são uma maneira rápida de se livrar de algum problema simplesmente seguindo um passo-a-passo sem precisar, necessariamente, aprender a fazer alguma coisa. Além disso, tutoriais possuem um efeito multiplicador: por serem sempre úteis, sempre vai ter gente precisando deles, e demoram muito mais para ficarem desatualizados que um artigo comum.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Galaxy Note brinca com a dúvida

É difícil classificar o novo Galaxy Note, da Samsung. Ele funciona como qualquer outro smartphone do mercado, mas abusa da tela grande, de 5.3 polegadas, e ainda carrega consigo uma stylus para anotações e outras interações. Isso o deixa mais perto de um tablet. Mas... é um tablet pequeno que faz ligações? A mistura dos dois conceitos fez nascer o Galaxy Note, um híbrido entre tablet e smartphone.


O melhor resumo do projeto é entender que ele é um celular que não cabe no seu bolso, mas é um tablet que entra em qualquer mochila. A Samsung identificou que muitos consumidores não gostam da ideia de carregar um smartphone parrudo, que os confina em uma tela pequena, nem um tablet, que não faz ligações. O Galaxy Note é, no resumo, a ideia de simplificar a vida dessas pessoas.


Consciente da forte da dualidade deste lançamento, a Samsung tem usado a ambivalência de seu novo produto para efeitos de publicidade. O aparelho deve chegar ao mercado no próximo mês, e os comerciais já despontam nos mercados onde ele chegará primeiro.

Os vídeos mostram todas as características mais relevantes do projeto: o aparelho terá uma caneta, a S-Pen, que por oferecer mais precisão, permitirá uma interação muito mais produtiva com imagens do que aquilo que estamos acostumados em dispositivos touchscreen. Desenhar e editar imagens e vídeos tende a ganhar um novo paradigma a partir do uso da S-Pen. O Galaxy Note estreia em 17 de novembro no Reino Unido e ainda não tem previsão para chegar em terras brasileiras (nem preço).

Experiência profissional X qualificação pessoal

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, fica mais complicado destacar-se em meio a tantos candidatos. Mesmo que sejam capacitados, os profissionais continuam fora do mercado de trabalho.

Muitas empresas, na maioria de pequeno e médio porte, acreditam que por colocar um produto novo no mercado atrairá a atenção e fidelizará o cliente com facilidade, enganam-se, porém, dependerá da estratégia de marketing usada, até atraí-lo, mas para torná-lo fiel muita informação e qualidade do produto, que se fortalece com a comprovação da veracidade dos fatos expostos sobre o produto pela empresa, terá que vir a tona através dos meios viáveis de informação para seu publico alvo.
É dessa forma também que os profissionais emergentes são vistos como um novo produto no mercado competitivo, exigente, preconceituoso, desumano, ou seja, globalizado. As empresas precisam saber claramente e até comprovadamente quais são as qualificações desse candidato para assim poder compará-lo com os demais e o eleger para determinada função baseada nas informações doadas pelo próprio. E esse processo pode até ser chamado de introdução ao trabalho, porém para manter-se na função todas as informações terão que ser comprovada na prática.

A maior dificuldade que os novos profissionais encontram para se engajar no mercado de trabalho é um histórico de experiência comprovada em seu curriculo, por não possuirem essa bagagem profissional acabam estagnendo-se no mundo dos concursos. Com isso cresce o desemprego, aumenta-se a competitividade em cursos, concursos e etc. É difícil entender como pessoas com admirável capacitação, qualificações e conhecimentos ficam tanto tempo em busca de emprego.

A solução pode estar no marketing pessoal, um diferencial esperado pelas empresas. O marketing pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes, bem como para dar visibilidade às características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de quem contrata ou auxilia na contratação.
O reconhecimento é fundamental para diferenciar e situar um individuo no contexto social em que vive, e determina, em grande parte, a maneira como ele estará posicionado para o sucesso profissional e pessoal. O modelo de sociedade em que vivemos dita padrões de competitividade extremamente elevados em praticamente todas as áreas. Por isso é preciso utilizar todo marketing pessoal possível, redes de contato: Orkut, Twiter, Facebook, Blogs, empresas de recrutamento e seleção online, possuir um bom networking e acima de tudo ser determinado e persistente.

No mundo competitivo em que se vive, é grande a importância de um diferencial na atuação dos profissionais. A trajetória pessoal e profissional sempre foi e continuará sendo, um patrimônio individual a ser administrado com rigor e competência. O profissional deve construir uma marca pessoal no universo onde atua, sendo essa a sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inércia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia. (Eliane Doin. Diretora da Fictus Consultoria e Treinamento)

Fonte: http://www.administradores.com.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Programação a distância

Complementando a dica de empresas que prestam serviços de cursos online, passo a dica sobre a T2TI, onde é possível encontrar webaulas sobre diversas linguagens de programação e banco de dados, além de projetos para diversas aplicações.  http://www.t2ti.com/

Vídeoblog de programação PHP


Segue o link para o vídeoblog de programação PHP, com diversos vídeos e dicas para quer quer começar a programar.   http://vimeo.com/upinside/videos

domingo, 16 de outubro de 2011

Evolução dos HD´s


Uma imagem para pensarmos… Uma comparação de HDs, de 1971 até este anos, 2011.
Se a 40 anos atrás tinhamos este enorme HD com a capacidade de armazenamento de 30 megabytes, e hoje, temos HDs de 5 cm com armazenamento de 1 terabyte (333.333 vezes maior), daqui a 10 anos, onde estaremos?

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

As profissões de TI

Segue abaixo uma estimativa dos salários de algumas profissões

Salários

CargoSalário (R$)
JúniorPlenoSênior
Administrador de banco de dados (DBA)3.922,335.255,678.376,33
Administrador de rede3.953,714.411,436.242,86
Analista de dados3.200,004.500,006.000,00
Analista de Infra4.200,005.000,006.500,00
Analista de microinformática2.700,003.400,003.850,00

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hardware - 4x NVIDIA GTX 480

Já vinha sendo habitual o uso de 2 placas gráficas no mesmo pc , agora já é possível 4 . Isso é possível com a nova NVIDIA GTX 480 , talvez a melhor placa gráfica do momento (principalmente para quem gosta de placas NVIDIA) . Em Portugal o preço da gtx 480 ronda (curiosamente) os 480 euros.
 
 

Iº Seminário Interno CTI SENAC

Segunda-feira, dia 10 estaremos realizando um pequeno seminário interno com a participação de alunos do Curso Técnico em Administração. Formando duplas os alunos do Curso Técnico em Informática realizarão apresentações sobre diversos componentes de um computador, tais como Processador, Placa Mãe, Memória RAM, Fontes, entre outros, eles serão avaliados pelos presentes atraves de uma ficha pontual, a dupla que somar mais pontos na criatividade da apresentação levará para casa um Pen Drive 2GB Cruzer Blade da SanDisk cada um.

domingo, 2 de outubro de 2011

I Fórum da Internet no Brasil

I Fórum da Internet no Brasil - 13-14 de outubro - SP

O I Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet,  visa reunir representantes da comunidade acadêmica, do terceiro setor,  do segmento empresarial e do governo para discutir os desafios atuais e futuros da Internet.
Obedecendo seu modelo multissetorial de governança da Internet, o CGI.br pretende com isso, incentivar que os principais representantes destes setores acompanhem e opinem sobre os temas e questões mais relevantes para a consolidação e expansão da Internet no Brasil.