terça-feira, 8 de novembro de 2011

Qual a diferença da formatação "Rápida" x Normal

Durante uma instalação "limpa" do Microsoft Windows XP, você é solicitado a escolher uma das seguintes opções de formatação:    
  • Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS (Rápida)
  • Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT (Rápida)
  • Formatar a partição usando o sistema de arquivos NTFS
  • Formatar a partição usando o sistema de arquivos FAT
  • Manter o sistema de arquivos atual intacto (sem alterações)
Ao escolher executar uma formatação normal em um volume, os arquivos são removidos do volume que você está formatando e o disco rígido é examinado em busca de setores inválidos. O exame por setores inválidos é responsável pela maior parte do tempo que demora para formatar um volume.
 
Se você escolher a opção de formatação Rápida, a formatação removerá os arquivos da partição, mas não examinará o disco em busca de setores inválidos. Use essa opção apenas se o seu disco rígido tiver sido formatado anteriormente e você tiver certeza de que ele não está danificado.
 
Se instalou o Windows XP em uma partição formatada usando a opção de formatação Rápida, também poderá verificar seu disco usando o comando chkdsk /r após a instalação do Windows XP estar completa.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Requisitos mínimos para rodar o Windows 8


O seu computador roda o Windows 8? Embora exista a curiosidade de testar a nova versão do sistema operacional da Microsoft, muitos usuários não se arriscam temendo que suas máquinas a não suportem. Para a maioria deles, porém, não há muito com o que se preocupar: se o seu PC é capaz de executar o Windows 7, é provável que também o faça com o Windows 8 Developer Preview.

Segundo a própria Microsoft, a intenção com o lançamento não é fazer do Windows 8 um sistema pesado. E os testes em diferentes máquinas com o Developer Preview confirmam a afirmativa. Por isso, não é necessário nenhum tipo de supercomputador para rodá-lo - e quem sai ganhando certamente são os usuários.

Vamos aos requisitos mínimos:
. Processador de 1 GHz ou um processador superior 32-bit (x86) ou 64-bit (x64);
. Memória RAM de 1 GB para 32-bit e de 2 GB para 64-bit;
. 16 GB de espaço livre em disco para 32-bit ou 20 GB para 64-bit;
. Placa de vídeo com suporte ao Direct X9 com WDDM 1.0 ou superior.
Apesar da experiência do usuário realmente melhorar com o uso de uma tela touchscreen, ela não é essencial. Na verdade, o uso do Windows 8 com o mouse comum é bastante intuitivo, e não deve trazer grandes incômodos.

 

LinuxCon Brazil 2011


Uma nova edição da LinuxCon Brasil, evento que reúne os gigantes do desenvolvimento de sistema open source, acontece este mês. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de novembro no Centro de Convenções do Expo Center Norte, na capital São Paulo, e terá como destaque principal a presença de Linus Torvalds, o criador do Linux, como palestrante confirmado.

Outros nomes de peso também prometem marcar presença na LinuxCon Brasil 2011, como o diretor executivo da Linux Foundation, Jim Zemlin, o Chief Technology Officer da Red Hat, Brian Stevens, e o vice-presidente de Open Systems Development da IBM, Daniel D. Frye. Para os amantes de TI e software livre, este evento será um prato cheio.

O Centro de Convenções do Expo Center Norte fica na Rua José Bernardo Pinto, número 333, em Vila Guilherme, São Paulo. Embora o LinuxCon 2011 seja um evento muito interessante, é bom avisar que os preços das entradas não custam nada barato. Para quem comprar até o próximo dia 12 de novembro, o ingresso custa R$ 400. Depois desta data, os visitantes terão que desembolsar R$ 450. Há meia-entrada para estudantes.
Visite o site oficial do evento para fazer o seu cadastro e garantir sua presença na LinuxCon 2011.